Após a vitória por 4 a 1 sobre o Cruzeiro, o treinador Rogério Ceni expressou sua insatisfação com o estado do campo da Arena Fonte Nova e fez uma comparação com o gramado do Maracanã, no Rio de Janeiro. A empresa encarregada da manutenção do gramado entrou em contato com o Portal A TARDE e forneceu mais informações sobre o assunto.
Continue lendo:
Ceni critica duramente o gramado da Fonte Nova: “A cada dia pior”
A empresa, responsável também pelo estádio carioca, explicou que o gramado da Fonte é completamente natural, ao contrário do Maracanã, que é híbrido, misturando grama natural e sintética.
“A Greenleaf Gramados, que também mantém o gramado do Maracanã, esclareceu que, ao contrário do estádio carioca que possui um gramado híbrido com grama sintética costurada nas raízes da natural, o da Arena Fonte Nova é exclusivamente composto por Bermuda Celebration, uma grama natural. Portanto, as comparações técnicas entre os dois gramados são completamente diferentes, já que o solo e a grama possuem comportamentos distintos”, afirmou a empresa em comunicado.
De acordo com o comunicado, as Arenas enfrentam desafios em relação ao sombreamento, especialmente na parte norte, onde uma iluminação especial é usada para estimular o crescimento da grama. É importante destacar que o gramado da Arena Fonte Nova passou por manutenção em maio, pouco antes do jogo contra o CRB, pela semifinal da Copa do Nordeste.
“É importante mencionar que, principalmente de abril a agosto, as arenas modernas lidam com o desafio do sombreamento na região norte, compensando com o uso de lâmpadas especiais de Sistemas de Luz de Crescimento (SGL) e um programa de manutenção diferenciado. Além das manutenções preventivas regulares, em caso de necessidade, o gramado pode ser substituído, como recentemente na parte norte devido ao sombreamento”, acrescentou.