Idosos de 82 e 88 anos buscam exame de DNA durante mutirão na Fonte Nova

Irineu de Jesus e a Importância do Reconhecimento Paterno

Irineu de Jesus, um pensionista de 82 anos, compreende a relevância de lutar pelos seus direitos, independentemente da idade. Com essa convicção, ele buscou auxílio na Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) durante o mutirão da Ação Cidadã Sou Pai Responsável. A Unidade Móvel de Atendimento (UMA) esteve presente na Arena Fonte Nova, nos dias 14 e 15, oferecendo suporte aos cidadãos.

A ausência do nome do pai no registro de nascimento sempre foi um empecilho na vida de Irineu. Agora, em seus anos avançados, o reconhecimento paterno tornou-se crucial para garantir acesso aos bens deixados pelo seu pai biológico, assim como aos seus parentes. Irineu compartilha: “Não possuo o nome do meu pai no registro, e isso se tornou um obstáculo ainda maior recentemente, pois ele deixou propriedades. Temos que regularizar essa documentação para que eu e minha irmã tenhamos direitos.”

Acompanhado por sua esposa há 22 anos, Cremilda Sousa, Irineu procurou a DPE/BA durante o primeiro dia de atendimento e retornou no dia seguinte para realizar o exame de DNA, juntamente com sua irmã, Maria José de Jesus, de 88 anos.

“Ele tentou fazer esse exame por muitos anos. Tentamos inicialmente em um laboratório privado, que cobrou mais de 3 mil reais, um valor inacessível para nós. Ao vermos a campanha na TV, compreendemos que a Defensoria é a solução para resolver essa questão e decidimos agir agora para resolver esse problema antigo”, explica Cremilda, que organizou o retorno ao local com Maria José no dia seguinte.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Maria José, que reside em São Sebastião do Passé, enfrentou uma jornada madrugadora de 67 quilômetros até a capital para se encontrar com seu irmão de longa data. Ela expressa: “Ele buscou meu pai, mas naquela época meu pai não quis assumir a responsabilidade, o que considero desnecessário. Tenho plena certeza de que ele é meu irmão, eles são muito parecidos. Muitas pessoas estão privadas do reconhecimento paterno porque alguns pais são negligentes em assumir suas responsabilidades. Isso não deveria ocorrer, pois isso priva a pessoa dos seus direitos.”

Durante a campanha “Sou Pai Responsável”, a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) usualmente presta assistência nos estádios de futebol da capital baiana. Após a passagem pela Fonte Nova em colaboração com o Esporte Clube Bahia, a Unidade Móvel de Atendimento seguirá para o Barradão, onde estará disponível para atendimento na sexta-feira, dia 16, das 8h às 17h.

Se você também enfrenta desafios semelhantes ou precisa resolver pendências relacionadas ao registro de nascimento, entre em contato com a Defensoria Pública para obter assistência e garantir seus direitos de forma justa e legítima. Juntos, podemos buscar soluções e promover a inclusão e a igualdade na sociedade.